Meditação


A meditação existe há milhares de anos e está comprovada ser uma poderosa ferramenta para treinar e serenar a mente. No entanto, a generalidade das pessoas não a utiliza, e por incrível que pareça, a maioria das “desculpas” é por não terem tempo! Mas, o que de facto acontece cada vez mais numa sociedade agitada é que necessitamos de tempo para acalmar, respirar fundo e desenrolar o novelo de preocupações, das tarefas e planos que está sempre a ocupar a nossa mente.

Comecei a meditar (ou, pelo menos, tentar) após ter lido o livro Harmonia a Cada Passo de Thich Nhat Hanh, e desde então, tenho seguido os ensinamentos tão sábios deste monge budista.

E como ele diz: "O mindfulness ajuda-te a regressar ao momento presente. E sempre que lá vais e reconheces a condição de felicidade que possuis, a felicidade aparece”.






Não é preciso saber meditar nem ter qualquer experiencia. É preciso querer e apenas deixar-se estar no presente! Há sessões em que conseguimos realmente estar presentes e correm melhor... outras (por vários factores) nem tanto. Mas não importa, devemos ser gentis connosco próprios e reconhecer que, ás vezes, não é mesmo um bom dia! Mas quanto mais praticarmos, melhor serão as sessões!

E porquê meditar?

  • Redução da ansiedade, stress, depressão, cansaço e irritabilidade;
  • Aumento dos níveis de concentração, memória e da função cerebral;
  • Fortalecimento dos sistema imunitário; 
  • Equilíbrio do peso corporal, através da redução da ansiedade que muitas vezes se encontra na causa do aumento de peso; 
  • Redução da actividade mental e pensamentos “negativos”;
  • Aumenta a capacidade de saber lidar com os outros;
  • Aumenta a sensação de paz interior;
  • Ajuda a dormir melhor.

Quando meditamos o nosso corpo relaxa e volta ao momento presente. Entramos em contacto com o que é realmente real e isso deixa-nos espaço e liberdade para sermos o que realmente somos!

E por ter a certeza que a meditação é mesmo o caminho para alcançarmos mais paz, saúde e felicidade iniciei um curso de meditação. Mas sinto que muito mais pessoas podem e devem beneficiar destes conhecimentos, dicas e orientações. Assim, em Setembro vamos começar a orientar sessões de meditação em grupo, na área do Porto! Sintam-se convidados pois... SOMOS TODOS UM!
Qualquer questão, podem enviar um email para fiosdeseda.artesanal@gmail.com

Pela sua felicidade.... medite! :)

E para quem sentir útil, aqui deixo um video que acho muito esclarecedor (com legendas)


Sem comentários:

Enviar um comentário