quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016



Plantas que lavam!


Sabiam que existe uma planta que ajuda na lavagem da roupa?

A planta Saponaria tem sido usada, desde os tempos antigos, para lavar roupas e lãs.

Assim, era normal, colocar-se um monte de rizomas numa banheira ou bacia com água e deixar as roupas de molho durante a noite. No dia seguinte, a roupa era lavada e enxaguada. A acção detergente criada por esta planta ajudava a retirar toda a sujidade.



Hoje em dia, já ouvi falar nas nozes de saponária...disponíveis para colocar até na máquina da roupa. Mas estas nozes de saponária vêm da Sapindus mukorossi, e não da Saponaria officinalis!!Como ainda não experimentei não posso aqui dar a minha opinião mas pelo que pesquisei colocam-se as nozes dentro de um saquinho de algodão ou mesmo de uma meia. Acrescentam-se ao tambor da máquina. Será aconselhável suspender o programa de lavagem  durante uma ou duas horas depois da roupa ter sido enxaguada para dar tempo às nozes de libertar a saponina e poder ter um efeito detergente maior. No final, a roupa sai limpa e com cheirinho a nada (sim... os cheirinhos agradáveis são resultado de essências normalmente químicas adicionadas aos detergentes)
Mas para quem gosta de aromas agradáveis na roupa, sempre pode acrescentar umas gotas de óleo essencial no saquinho ou na meia.

Sem comentários:

Enviar um comentário