quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ser ou não ser... (natural)... eis a questão!


Já pensaram nos produtos que usamos todos os dias? Começamos pelo gel de banho e depois o shampo e amaciador, depois o creme de corpo, o creme de cara, o creme de pés e o creme das mãos. Não pode faltar o creme anti-rugas e o creme base nem o desodorizante pois claro. Depois são os cremes hidratantes para cabelo, as máscaras, os esfoliantes e os sprays, os correctores e todas as poções mágicas que nos devolvem a juventude! E isto falando apenas no “essencial” (eheh).

Mas não… não, não precisamos de nenhum destes produtos processados e cheios de substâncias perigosas que vão entrar no nosso organismo através da pele e do olfacto.
Vê os rótulos e confere se sabes o que estás a escolher para colocar todos os dias na tua pele!
 
E cuidado porque também há os “fingidos”. Aqueles que dizem ser naturais e não são! Estão principalmente à venda em farmácias e supermercados convencionais! O segredo está em verificar a composição dos ingredientes e assegurar de que não inclui nenhum dos ingredientes que constam da “lista negra” dos produtos químicos mais frequentes na composição de produtos para higiene e tratamento da pele e cabelo.

Gostei especialmente de um texto publicado por Aubrey Hampton intitulado de:

Os 10 Ingredientes Sintéticos a Evitar


1. Parabenos (disfarçados com o nome de Metil, Propil, Butil e Etilparabeno) - Utilizados para inibir o crescimento microbiano e para prolongar a durabilidade dos produtos. Têm causado vários tipos de reacções alérgicas e irritações cutâneas. Estudos demonstraram que são ligeiramente estrogénicos e podem ser absorvidos pelo corpo através da pele. São largamente utilizados apesar de serem conhecidos como tóxicos.

2. Dietanolamina (DEA), Trietanolamina (TEA) - Utilizados habitualmente, nos cosméticos, como emulsionantes e/ou agentes produtores de espuma. Podem causar reacções alérgicas, irritações nos olhos e desidratação do cabelo e pele. DEA e TEA são "aminas" (compostos a partir da amónia) e podem formar nitrosaminas causadoras de cancro quando em contacto com nitratos. São tóxicos se absorvidos pelo corpo prolongadamente.

3. Diazolidinil Ureia, Imidazolidinil Ureia - São amplamente utilizados como conservantes. "The American Academy of Dermatology" considerou-os a causa n.º 1 das dermatites de contacto. Dois dos nomes registados para estes químicos são Germall II and Germall 115. Nenhum dos químicos Germall contém um bom agente fungicida, pelo que têm de ser combinados com outros conservantes. Ambos libertam formaldeído, que pode ser tóxico.

4. Lauril/Laureth Sulfato de Sódio – Um detergente agressivo e barato utilizado em champôs pelas suas propriedades de limpeza e de produção de espuma. Normalmente derivado de petróleo, é frequentemente dissimulado com a frase "provém de côcos". Causa irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo (similar à caspa), irritações cutâneas e outras reacções alérgicas, além dos problemas ambientais associados.

5. Petrolatum – Também conhecido como geleia de petróleo, este óleo mineral derivado é utilizado nos cosméticos pelas suas propriedades emolientes. Não tem qualquer valor nutritivo para a pele e pode interferir com os mecanismos naturais de hidratação do corpo, levando a pele à desidratação e a gretar. Habitualmente origina as situações que reivindica aliviar. Os fabricantes usam petrolatum porque é incrivelmente barato.

6. Propileno Glicol – Idealmente é uma glicerina vegetal combinada com álcool de cereais, sendo ambos naturais. Habitualmente é uma combinação petroquímicos sintéticos utilizados como humidificantes. É conhecido como causador de reacções alérgicas, urticária e eczemas. Quando vir PEG (polietileno glicol) ou PPG (polipropileno glicol) num rótulo, tenha cuidado, pois são produtos químicos sintéticos idênticos.

7. PVP/VA Copolímero – Um produto químico derivado do petróleo utilizado em sprays de cabelo, produtos para pentear e outros cosméticos. Pode ser considerado tóxico pelo facto de as partículas inaladas poderem danificar os pulmões de pessoas com sensibilidade.

8. Cloreto de Benzildimetil (octadecil) amónio – Stearalkonium chloride – Um composto de amónio quaternário utilizado em amaciadores de cabelo e cremes. Desenvolvido pela indústria dos tecidos como um amaciador de tecidos, sendo muito mais barato e fácil de usar, em fórmulas de amaciadores de cabelo, do que proteínas e extractos de ervas os quais são benéficos para o cabelo. Provoca reacções alérgicas. Tóxico.

9. Cores sintéticas – Usadas para fazer os produtos cosméticos parecerem "bonitos", as cores sintéticas, assim como colorantes sintéticos para o cabelo, devem ser evitados a todo o custo. Estas são rotuladas como FD&C ou D&C, seguidas por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Red No. 6 / D&C Green No. 6. Muitas cores sintéticas podem ser cancerígenas. Se um produto cosmético as contiver, não o use.

10. Fragrâncias Sintéticas – As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter cerca de 200 ingredientes. Não existe forma de saber quais são os produtos químicos que as compõem, porque nos rótulos só vêm descritas como "fragrâncias". Entre os problemas provocados por estes químicos estão dores de cabeça, tonturas, irritações, hiperpigmentação, tosse forte, vómitos, irritação cutânea – e a lista continua. Conselho: Não compre um produto cosmético que tenha a palavra "fragrância" no rótulo.

11. Ftalatos - Composto químico que está provado ser carcinogénico. Níveis altos, desta substância, no sangue e urina estão relacionados com diversos problemas de rins, pulmões, fígado e sistema reprodutivo. Os ftalatos podem provocar mutações celulares e desequilíbrios no sistema hormonal.

12. Triclosan - Classificado pela FDA como sendo um “pesticida”. Um estudo realizado em 2012 demonstrou que esta susbtância enfraquece as células, sendo considerado um carcinogénico e disruptor hormonal.


Parte desta lista está publicada em http://www.organicconsumers.org/bodycare/toxic_cosmetics.cfm, por Aubrey Hampton. 

2 comentários:

  1. O que fez a procura do exterior, a permanência e manutenção da aparência e do aspecto. Distanciou-nos do princípio, do importante … do essencial. Reverter o processo, é agora trabalho de cada um, individualmente. Mas juntar as peças, numa sociedade ocupada pelo capitalismo, lucro, efeitos imediatos, visíveis e de aparência … torna-se tão mais complicado. Um esforço que devendo ser o procedimento ditado pela ordem natural, acaba por nos atirar para uma fração ainda de minorias … ainda assim, e importante, de e com uma consciência, mais una, global, transparente, clara … não de massas mas de um colectivo de amor e plena aceitação da natureza, como integra e parte integrante de todos Nós.
    Foi um privilégio, e ainda continua a ser, ter feito o workshop com Fios de Seda, Catarina Duarte, que tanto aprendi e para mais ainda despertei … E para mim, é tão bom o despertar … o principio de muito. Obrigada Fios de Seda e Catarina Duarte, fabuloso!
    Beijinho, Cláudia Nunes

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu Cláudia! Gostei muito do nosso convívio e também aprendo muito com as tuas partilhas no teu blog Claud´s Home! Adoro :)
    Concordo plenamente contigo, muitas vezes não é fácil mas é muito motivador, inspirador e gratificante sermos nós proprios, questionar a "ordem" que dizem estar estabelecida, conhecer as alternativas e depois decidirmos só por nós, de coração!
    Um beijinho para ti Claudia **

    ResponderEliminar