terça-feira, 13 de maio de 2014

Hidrolato de flores 

(tónico floral)

Os hidrolatos (água floral ou tónico como muitas vezes são chamados) possuem características especiais pela sua suavidade.
Estas águas contêm as propriedades de plantas  - as quais são obtidas através da destilação a vapor. Obtendo-se assim uma água delicada com os princípios activos aromáticos ou terapêuticos das plantas escolhidas.
Podiamos comprar os hidrolatos à venda nas superfícies comerciais... mas não era a mesma coisa! J
Através de um método tipicamente artesanal criamos um destilador a vapor caseiro, sabemos as flores e ingredientes que utilizamos e não acrescentamos qualquer conservante ou aditivo químico desnecessário (apenas as flores e água destilada).
Os hidrolatos são muito utilizados para limpeza e tonificação do rosto, como água refrescante para o corpo ou na composição de outros cosméticos artesanais.
Para a produção de hidrolatos é necessário ter várias precauções. Uma delas é a pureza da água utilizada. Outra é a que os hidrolatos são extremamente sensíveis à luz, calor e culturas microbianas, pelo que é necessário cuidados acrescidos aquando da manipulação e conservação dos mesmos.

Os mais comuns são os hidrolatos de:
Alfazema: serve para todos os tipos de pele. É purificante, regenerador, calmante e refrescante. Bom para todo o tipo de pele, mas em especial para peles oleosas, irritadas e acneicas. A um nível emocional traz harmonia e equilíbrio, relaxa e acalma as emoções.
Alecrim: indicado para peles mistas e maduras. Tem um efeito revigorante, regenerador e purificante. Conhecido por estimular a circulação sanguínea e trazer vitalidade e beleza para a pele e cabelo. Pode também ser usado em cosméticos para rejuvenescer e suavizar a pele. É um excelente tónico do couro cabeludo evitando a queda de cabelo e caspa.
Calêndula: Usada para tratar de erupções cutâneas, arranhões, escoriações, queimaduras. Tem um aroma calmante e doce. Pode ser usado na água do banho, em tónicos faciais, compressas para dores e entorses.
Camomila: Nos cuidados com a pele o hidrolato de camomila acalma a vermelhidão e irritação alérgica. Purifica e restaura o tom da pele. É indicada para peles sensíveis, alérgicas ou irritadas: rosácea, eczema, lesões, acne, psoríase, urticária, etc.
Hamamélis: A água de hamamélis tem propriedade adstringente, limpeza e tonificação da pele, fecha os poros e ajuda a prevenir a transpiração e odor corporal. É calmante e alivia irritações da pele. Está indicado para todos os tipos de pele, especialmente peles oleosas, irritadas e sensíveis.
Rosa: É útil para todos os tipos de pele, no entanto as peles maduras, secas ou sensíveis têm mais benefícios com aplicação de hidrolato de rosas. Actua como tónico e suaviza ajudando a tratar inflamações e irritações.

Sem comentários:

Enviar um comentário